Alguns dos erros mais frequentes na criação de sites.

Erros frequentes na criação de sites, Hoje quero falar sobre isso, os erros que encontramos nos sites das empresas que nos procuram aqui na agência, alguns deles são erros bobos, mas que fazem uma grande diferença no contexto geral.

# 1 – O objetivo não é claro

Quando você desenvolve um site para sua empresa é preciso ter um objetivo claro, ou seja, o que você espera do site, quais resultados que ter com o projeto, porque se você não tem clareza do que esperar de resultados não será possível medir e assim você vai atirar pra todos os lados.

Ai você pode se perguntar, táh…mas qual poderia ser meu objetivo com um site a não ser vender mais?

É aí que você se engana, vender mais é uma visão macro, é uma meta muito ampla, você precisa pensar o seguinte: o que os usuários que acessam meu site precisarão fazer para que eu venda mais?

Com base nesse questionamento você vai desenvolver todas a sua comunicação e todo o funil dentro do seu site, ou seja, você precisa conduzir seu usuário a tomar uma ação, e para que isso aconteça você precisa ser estratégico, indo lá no mais profundo da sua estratégia de comunicação, você precisa conhecer quem é seu cliente ideal, seu avatar, e assim se comunicar diretamente com ele.

Todo seu site precisa ter uma linguagem que conecte com seu potencial comprador, sempre mostrando a ele qual será o próximo passo dentro do seu site.

Sugestão de melhoria: Faça uma reunião com sua equipe e defina qual será o objetivo do seu site, você pode ter objetivos como: fixação de marca ( branding ), capturar Leads via material gratuito, solicitações de orçamento ou cadastro para uma master class.


# 2 – Não deixar claro o que a empresa faz

Quando você não sabe o objetivo claro do seu site geralmente você não comunica corretamente o que sua empresa faz, ou seja, você não deixa claro no seu site qual a transformação que a sua empresa se propõe a fazer pelos seus clientes.

Uma coisa que trabalhamos forte aqui na Próemi é o planejamento, logo no início de cada projeto nós buscamos sempre entender nosso cliente, conhecer o cliente dele e qual a melhor forma para nos comunicarmos com ele através do site, logo na primeira dobra do site ou landing page já buscamos deixar isso claro para quem está navegando pela página.

O usuário precisa entrar no site e logo de cara já saber do que se trata aquela empresa, o que ela faz, qual produto ou serviço ela vende e ao rolar a página nós vamos usando headlines, ou seja, títulos chamativos que prendem a atenção do usuário e reforçam qual é o posicionamento da empresa.

Sugestão de melhoria: Faça um teste, chame dois familiares ou amigos e peça a eles para acessar o seu site e analisar se está claro o que a empresa se propõe a oferecer, lembrando que isso precisa estar evidente em todo o site e principalmente na página inicial, isso precisa estar claro para uma criação de 10 anos até um senhor de 65.


# 3 – Não usar gatilhos mentais

Um dos pilares do nosso método de desenvolvimento de sites e landing pages é o que chamamos de conteúdo magnético, todas as chamadas para ação do site são criadas com base em uma base de dados para que a comunicação seja mais persuasiva possível, ou seja, o usuário precisa entrar no site e ter aquela sensação…”uallll, como eles sabem que eu tenho esse problema?”… ou “como essa empresa sabe que eu me sinto assim?”

Tudo isso nada mais é do que técnica, você estuda seu cliente ideal, suas dores e desejos e depois se comunica com ele com as palavras mais adequadas,

acredito que hoje uma média muita alta dos sites que nós acessamos ou de clientes que chegam até nós para refazer os seus sites não usam essa técnica de conteúdo magnético, isso é basicamente como dar tiro no escuro e contar com a sorte, é um grande erro que ainda encontramos fortemente na grande maioria dos sites na internet.

Sugestão de melhoria: Estude sobre o assunto, busque conteúdo e vídeos no Youtube sobre o que são e como funcionam os gatilhos mentais e venha onde você pode aplica-los no seu site.


# 4 – Não ter telefones e WhatsApp clicáveis

Você já ouviu aquela expressão: “faça o simples” ou “o simples funciona”, pois é, um erro gritante é você não se preocupar com a experiência do usuário, e isso se aplica às pequenas coisas, quantas vezes já acessei um site e quando fui entrar em contato com a empresa o número de telefone não era clicavel, ou seja, eu tinha que memorizar o número e ir no meu celular para discar e fazer a chamada, pode parecer algo bobo, mas se fornece isso para o seu cliente faz a experiência dele com a sua empresa ser melhor, ou seja, quando você insere um número de telefone no seu site é possível colocar um link sobre o número, e quando a pessoa clicar no número ela já é direcionada para a área de chamada e basta clicar em chamar, algo simples de se fazer e que ajuda muito o usuário que navega pelo site.

Sugestão de melhoria: Faça o teste, saia clicando em todos os telefones que aparecem no seu site, caso eles não te direcionarem para fazer ligação ou falar no WhatsApp, peça a sua agência para adicionar estes links, é algo super fácil de fazer mais que ajuda muito o cliente no dia a dia, trás praticidade, e tudo isso contribui na experiência que ele tem com a sua empresa.


# 5 – Sites não estruturados para uma boa experiência mobile

Hoje em média 80 a 90% dos acessos aos sites são via dispositivos móveis, passamos a maior parte do tempo com smartphones nas mãos navegando pelas redes sociais e sites em busca de produtos e serviços, tendo em vista estes dados, quando você pensar em criação de sites logo deve ter em mente a experiência do usuário no celular, se a navegação é fluida e rápida, se o site é realmente 100% responsivo e se a comunicação fica clara neste formato menor de tela, afinal, se a maioria dos acessos hoje são via mobile precisamos entregar a melhor experiência possível para quem acessa o nosso site.

Sugestão de melhoria: Acesse o seu site de celulares diferentes, Sansung e iphone ( são os mais utilizados ) e veja se o seu site é fácil e simples de navegar, peça para uma ou duas pessoas fazerem o teste também, liste as coisas que podem ser melhoradas e mãos a obra.

Enfim, estas são apenas alguns dos erros mais frequentes que encontramos pela internet, alguns graves e outros mais simples, mas todos eles em uma somatória de fatores fazem a experiência do seu usuário ser agradável ou ruim ao acessar o seu site ou landing page, avalie com carinho, afinal, é do seu negócio que estamos falando.

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